Projeto: Microrganismos e sua disseminação
AUTOR
Professor Bruno José, quarto ano C
Matérias: Ciências
Entender o mundo em que vivemos é crucial para saber enfrentarmos todos os desafios que existem e nos preparar para os que podem vir a surgir.
Quando falamos de microrganismos todo cuidado é pouco, pois o inimigo invisível é mais difícil de ser detectado uma vez que quem não é visto não é lembrado, entretanto o mundo já sofreu um dano considerável com um desses seres, o Corona vírus.
Antes de iniciarmos nosso projeto, tivemos aulas para entender o que são os seres microscópicos, os malefícios causados por eles, sua disseminação, como serem evitados e como agem. Com bastante diálogo fomos explorando as diferenças entre vírus, bactérias, protozoários e fungos.
Os alunos entenderam o perigo do vírus e de sua alta adaptabilidade, entenderam que as bactérias também existem dentro de nosso corpo nos ajudando como na flora intestinal, o perigo dos protozoários com a malária e os fungos onde encontramos alguns não microscópicos como os encontrados tanto no mofo quanto nos cogumelos, alguns comestíveis inclusive.
Foi reforçado inúmeras vezes a importância da higiene como meio de controle e prevenção da proliferação de doenças, a importância do lavar as mãos sempre e dar descarga com a tampa baixada por exemplo.
Após todas as aulas, como prática utilizei marcador incolor atóxico reagente a luz negra nas mãos dos alunos dizendo ser álcool e ao fim do dia escurecemos a classe e liguei a lanterna, onde havia o agente marcador a luz deixava branco. Eles ficaram surpresos como determinados locais possuíam maior concentração do reagente enquanto outros bem menos, também ficaram maravilhados de como alguns alunos possuíam baixa concentração de reagente nas mãos enquanto outros muito mais, observando assim que quando melhor e mais vezes lavadas as mãos menores eram as ocorrências do marcador.
Com essa aula os alunos puderam ver que além do ar ser um transmissor potencial, todos os objetos de uso comum são excelentes vetores mecânicos fixando bem o marcador.
Mais uma vez gostaria de finalizar dizendo que aliar ensino teórico com prático é um caminho inesquecível para aprender amar a ciência e potencializar o ensino.
Professor Bruno José, quarto ano C
Matérias: Ciências
Entender o mundo em que vivemos é crucial para saber enfrentarmos todos os desafios que existem e nos preparar para os que podem vir a surgir.
Quando falamos de microrganismos todo cuidado é pouco, pois o inimigo invisível é mais difícil de ser detectado uma vez que quem não é visto não é lembrado, entretanto o mundo já sofreu um dano considerável com um desses seres, o Corona vírus.
Antes de iniciarmos nosso projeto, tivemos aulas para entender o que são os seres microscópicos, os malefícios causados por eles, sua disseminação, como serem evitados e como agem. Com bastante diálogo fomos explorando as diferenças entre vírus, bactérias, protozoários e fungos.
Os alunos entenderam o perigo do vírus e de sua alta adaptabilidade, entenderam que as bactérias também existem dentro de nosso corpo nos ajudando como na flora intestinal, o perigo dos protozoários com a malária e os fungos onde encontramos alguns não microscópicos como os encontrados tanto no mofo quanto nos cogumelos, alguns comestíveis inclusive.
Foi reforçado inúmeras vezes a importância da higiene como meio de controle e prevenção da proliferação de doenças, a importância do lavar as mãos sempre e dar descarga com a tampa baixada por exemplo.
Após todas as aulas, como prática utilizei marcador incolor atóxico reagente a luz negra nas mãos dos alunos dizendo ser álcool e ao fim do dia escurecemos a classe e liguei a lanterna, onde havia o agente marcador a luz deixava branco. Eles ficaram surpresos como determinados locais possuíam maior concentração do reagente enquanto outros bem menos, também ficaram maravilhados de como alguns alunos possuíam baixa concentração de reagente nas mãos enquanto outros muito mais, observando assim que quando melhor e mais vezes lavadas as mãos menores eram as ocorrências do marcador.
Com essa aula os alunos puderam ver que além do ar ser um transmissor potencial, todos os objetos de uso comum são excelentes vetores mecânicos fixando bem o marcador.
Mais uma vez gostaria de finalizar dizendo que aliar ensino teórico com prático é um caminho inesquecível para aprender amar a ciência e potencializar o ensino.
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