Projeto: Fração com pão.

AUTOR
Professor Bruno José, quarto ano C

Matérias: Matemática.

Sabemos que a fração não é uma das coisas mais simples de se entender num primeiro momento, principalmente compreender que 1/4 é menor que 1/2, já que 4 é maior que 2.

Sabendo disto, procuramos um método para trabalhar teórica e praticamente as frações e encontramos no pão nossa solução

Iniciamos nossa atividade com a receita reduzida no quadro, após isso os alunos fizeram a razão e proporção para encontrar quais seriam as quantidades necessárias para todos eles. Encontrados todas as quantidades, passamos para a prática, separamos os ingredientes e os alunos colocaram a mão na massa, literalmente!

Após a massa quase em ponto de descanso, aproveitamos para dividi-la e nesse momento começamos as explicações de fração.

Com a massa inteira mostrei a eles 1/1, então dividimos e fomos para 1/2, nesse momento dividi ambas as partes duas vezes e tivemos 2/4, mostrei bem para eles os 2/4 de massa e depois juntei metade disso, tendo em um lado 1/2 e no outro lado 2/4, nesse momento mostrei para os alunos que em grandezas iguais, 1/2 e 2/4 são equivalentes.

Continuamos a divisão e em todos os momentos ia salientando que quanto maior o denominador, menor será a parte.

Após alcançarmos 32 divisões, peguei 4 pedaços de massa e separei 2/4 para eles, nesse momento perguntei se esses 2/4 eram os mesmos do início do fracionamento e após alguns apontamentos e diálogo os alunos concluíram que como as grandezas eram diferentes, esses 2/4 não eram equivalentes aos 2/4 do início da divisão.

Após todos os processos, os pães foram assados e os alunos puderam se deliciar com o pão que eles fizeram e que os ajudou a compreender melhor a fração.

Ao término das atividades todos foram capazes de identificar e melhor ainda, entender o processo de fração, a ação de fracionar, compreender o uso das frações no dia a dia, melhorar o entendimento de razão e proporção e conseguiram alcançar um dos objetivos iniciais, compreender e mais que isso, ver que o denominador é inversamente proporcional ao tamanho da parte dividida.

Aprender com práticas é sempre muito bom, pois os alunos conseguem ver e entender o uso de seu novo conhecimento na dinâmica diária de suas vidas.















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