Representação fracionária dos números naturais

AUTORA
Professora Zélia Bilik Debas, quarto ano A

Os educandos do 4º ano A, desenvolveram diferentes atividades sobre frações. Iniciamos a aula, introduzindo o conceito de frações de maneira lúdica e interativa, demonstrando situações da vida cotidiana em que diferentes unidades são divididas em partes iguais, fazendo com os mesmos compreendem essa divisão como algo natural.

Trabalhamos também a parte teórica, para que compreendam a representação das frações, a escrita e a leitura.

Dispomos os alunos em grupos, e estes receberam várias pizzas fracionadas em diferentes quantidades, onde precisavam fazer a leitura do objeto fracionado, nomeando os termos das frações e representando graficamente, propiciando situações através de material concreto, para que compreendam as frações como forma de representar uma divisão entre dois números.

Em um segundo momento, os educandos formaram novos grupos, recebendo um envelope, contendo jogos com frações: dominó e jogo da memória. Cada jogo trouxe as instruções e regras a serem seguidas. Os grupos precisavam ler, compreender e iniciar o jogo. Este momento, propiciou a retomada do conteúdo abordado, bem como, a construção e a troca de conhecimentos.

Podemos ressaltar, que os jogos e os materiais manipuláveis, permitem aos educandos uma aprendizagem significativa, relacionando a teoria e a prática, construindo conceitos, internalizando o que foi ensinado, tornando-se assim, construtores de seu próprio aprendizado.










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Crônica

Entrevista com Eva Furnari

Vivência Cultural.