Projeto Trocando Cartas
AUTORA
Professor Bruno José, quarto ano C
Matérias: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Temas transversais.
Em tempos de tecnologia, as relações estão quase restritas ao meio digital, com mensagens via celular e internet. O gênero textual carta é pouco difundido e é sabido que cabe à escola orientar os alunos para o conhecimento e domínio de vários gêneros textuais.
A carta é um dos instrumentos mais úteis em situações diversas, um dos mais antigos meios de comunicação. Portanto, resgatar o gênero e fazê-lo circular entre nossos alunos será um projeto positivo.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
Associar esse meio de comunicação ao uso da tecnologia fará os alunos perceberem a amplitude da comunicação social, além de rebuscar um vocabulário em norma padrão, diferente do comumente utilizado nas mensagens diárias.
A troca de cartas dos alunos do 4º ano C da escola Luiza é com os alunos do 4º ano do professor Paulo, da escola José Sebastião Herrera da cidade de Itapeva/SP, este que é meu município natal.
A ideia deste projeto, se deu quando fui aos Correios e em conversa com a Simone, falamos que a troca de cartas vem caindo em desuso e que existia uma magia em enviar e receber uma carta, pois esta, além da mensagem carrega consigo sentimentos de quem a escreveu. Meses depois, visitando Itapeva, fui rever Paulo e comentei com ele sobre a ideia de enviar cartas e juntos criamos este projeto interestadual com o objetivo de atrair os alunos para o mundo das cartas.
Depois, apresentei o projeto a diretora Cleri, a coordenadora Regiane e aos pais dos alunos que reagiram positivamente.
Ao agendar um dia para a postagem das cartas, a Simone Kuhn prontamente agendou bem além disso, agendou uma visita mostrando todas as etapas da logística utilizada pelos Correios.
Com este projeto, os alunos hoje podem escrever uma carta, envelopar, ir aos Correios e postar, pois dominam todas fases dessa comunicação secular.
Gosto de enfatizar que o ensino é fundamental e que utilizar práticas onde o aluno seja piloto de sua jornada são cruciais para que eles queiram estudar por si próprios, pois isto formará pessoas incríveis ao futuro.
Meus agradecimentos a Simone, por permitir essa oportunidade aos alunos.
Professor Bruno José, quarto ano C
Matérias: Língua Portuguesa, História, Geografia, Artes, Temas transversais.
Em tempos de tecnologia, as relações estão quase restritas ao meio digital, com mensagens via celular e internet. O gênero textual carta é pouco difundido e é sabido que cabe à escola orientar os alunos para o conhecimento e domínio de vários gêneros textuais.
A carta é um dos instrumentos mais úteis em situações diversas, um dos mais antigos meios de comunicação. Portanto, resgatar o gênero e fazê-lo circular entre nossos alunos será um projeto positivo.
Atualmente a carta vem sendo substituída pelo e-mail que é a forma de correio eletrônico mais difundida no mundo, mas ainda há pessoas que pelo simples prazer de trocar correspondências físicas preferem utilizar o método da carta.
Associar esse meio de comunicação ao uso da tecnologia fará os alunos perceberem a amplitude da comunicação social, além de rebuscar um vocabulário em norma padrão, diferente do comumente utilizado nas mensagens diárias.
A troca de cartas dos alunos do 4º ano C da escola Luiza é com os alunos do 4º ano do professor Paulo, da escola José Sebastião Herrera da cidade de Itapeva/SP, este que é meu município natal.
A ideia deste projeto, se deu quando fui aos Correios e em conversa com a Simone, falamos que a troca de cartas vem caindo em desuso e que existia uma magia em enviar e receber uma carta, pois esta, além da mensagem carrega consigo sentimentos de quem a escreveu. Meses depois, visitando Itapeva, fui rever Paulo e comentei com ele sobre a ideia de enviar cartas e juntos criamos este projeto interestadual com o objetivo de atrair os alunos para o mundo das cartas.
Depois, apresentei o projeto a diretora Cleri, a coordenadora Regiane e aos pais dos alunos que reagiram positivamente.
Ao agendar um dia para a postagem das cartas, a Simone Kuhn prontamente agendou bem além disso, agendou uma visita mostrando todas as etapas da logística utilizada pelos Correios.
Com este projeto, os alunos hoje podem escrever uma carta, envelopar, ir aos Correios e postar, pois dominam todas fases dessa comunicação secular.
Gosto de enfatizar que o ensino é fundamental e que utilizar práticas onde o aluno seja piloto de sua jornada são cruciais para que eles queiram estudar por si próprios, pois isto formará pessoas incríveis ao futuro.
Meus agradecimentos a Simone, por permitir essa oportunidade aos alunos.
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