Aula sobre misturas

AUTOR
Professor Bruno José, quarto ano C

Matéria: Ciências

Ao decorrer da segunda semana de junho, trabalhamos misturas com o foco de entender e dominar misturas homogêneas e heterogêneas.

Inicialmente para a introdução ao tema conversamos sobre os itens do dia a dia que se alteram conforme adicionados a outros e como eles ficavam após essas misturas.

Posteriormente fizemos algumas misturas usualmente feitas em casa e uma mistura mais extrema afim de evidenciar as propriedades das misturas.

Foram feitas em sala como exemplo:

Água + sal + açúcar (Soro caseiro) tendo uma mistura homogênea, pois houve dissolução total e todos ingredientes se uniram.

Água + óleo, tendo uma mistura heterogênea, pois não houve dissolução de todos ingredientes mesmo agitando bastante a mistura.

Areia + água + óleo, tendo uma mistura heterogênea, pois mesmo agitando bastante a mistura, após descansar alguns minutos os ingredientes se separaram.

Também foi feito um "café frio", com água, pó de café e açúcar para mostrar que em determinadas situações a quantidade de ingredientes não é quesito para determinar se a mistura será homogênea ou heterogênea mesmo que ela seja coada como foi o café que transferiu parte da cor e sabor ao processo final.

Ao fim da aula, os alunos tiveram como tarefa de casa elaborar um vídeo mostrando as misturas presentes nas suas casas e dizer se ela era homogênea ou heterogênea.

Concluído essa aula, todos alunos conseguiram assimilar com grande facilidade os resultados homogêneos e heterogêneos e diversos deles conseguiram permear sozinhos o caminho para a sequência desta aula: transformações ( reversíveis e não reversíveis) e transformações através de exposições a diferentes condições.

Vale ressaltar que toda atividade tem como foco a aprendizagem dos alunos e quando colocamos eles como condutores dos experimentos a certeza da fixação de conteúdo e de que eles irão adquirir ainda mais apreço pela escola é a garantia do sucesso educacional que almejamos.











Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Entrevista com Eva Furnari

Representação fracionária dos números naturais

Vivência Cultural.