Os movimentos da terra e as estações do ano

AUTORA
Professora Zélia Bilik Debas, quarto ano A

Os educandos do 4º ano A, por intermédio de estudos e observações, aprenderam que a terra está em movimento, ou seja, são os deslocamentos que o planeta realiza em relação a sua própria estrutura ou em relação ao sol. E os movimentos que geram impactos diretos na vida no nosso planeta são: rotação e translação. Uma das principais consequências do movimento de translação é a passagem dos anos e a outra, é a ocorrência das estações do ano.

Para compreender como isso acontece, os alunos observaram e manusearam o globo terrestre, analisando algumas características do planeta terra, como o eixo de inclinação. E compreenderam que em alguns momentos do ano, a terra encontra-se mais inclinada para um hemisfério. Quando um dos hemisférios estiver recebendo mais luz significa que o Sol está em seu posicionamento máximo, ao norte ou ao sul, em relação ao eixo de inclinação da Terra, fazendo com que apresentem diferentes características climáticas no decorrer do ano.

Para enriquecer o aprendizado, os alunos tiveram acesso as vídeos aulas do Vamos Ler – Geração Digital, com a série estações do ano. Onde foi explicado a definição e o período em que ocorrem, bem como, as características de cada estação, que consistem em subdivisões baseadas em padrões ou variações climáticas.

Com os estudos e as vídeos aulas pudemos concluir que as estações do ano nos ajudam a perceber os ciclos da natureza, tais como: o resfriamento ou aquecimento, a perda das folhas ou ainda o florescer das flores e o surgimento dos frutos, apresentando características particulares e definidas.












Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vivência Cultural.

Crônica

Entrevista com Eva Furnari