Misturas homogêneas e heterogêneas

AUTORA
Professora Zélia Bilik Debas, 4º ano A

No dia 11/05/2023, os alunos do 4º ano A, aprenderam sobre misturas, as quais são parte importante da nossa vida diária. Desde o café da manhã até o jantar estamos sempre lidando com diferentes tipos de misturas.

Os educandos desenvolveram experiências com diferentes tipos de misturas, formadas por duas ou mais fases, podendo ser classificadas em homogêneas e heterogêneas.

No decorrer das experiências, os mesmos puderam perceber a diferença entre as misturas, ou seja, a que apresenta uma única fase é chamada de homogênea. E para comprovarem, utilizaram água com açúcar. Enquanto a heterogênea pode apresentar duas ou mais fases. Analisaram a mistura da água com óleo.

Experienciaram outros métodos de separação de misturas heterogêneas:

▪︎ filtração.

▪︎ decantação.

▪︎ catação.

As atividades foram desenvolvidas de maneira satisfatória, conseguindo relacionar a aprendizagem adquirida, com os diferentes tipos de misturas presentes no cotidiano, sendo capaz de identificar os métodos adequados para cada situação.

Os experimentos proporcionaram o desenvolvimento de habilidades específicas, como: observar, registrar e interpretar os dados experimentais.









Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Vivência Cultural.

Crônica

Entrevista com Eva Furnari