Redescobrindo valores

AUTORA
Professora Zélia Bilik Debas, 4º ano A

No dia 10/04/2023, a turma do 4° ano, realizou atividades com o material dourado, com o intuito de desenvolverem o pensamento numérico, relacionando a quantidade ao respectivo algarismo, compreendendo as ações de agrupamentos e inclusão. Propiciando a leitura e a escrita dos numerais.

Os educandos manusearam inicialmente, o material dourado de forma livre e lúdica. Posteriormente foi direcionado o trabalho, visando a necessidade de padronizar o nome de cada peça, orientando para a nomeação descritiva, assim efetivando gradativamente o trabalho.

No decorrer do mesmo, foi distribuído fichas, para o agrupamento e a inclusão dos valores nos respectivos lugares. Instigando os alunos a explicarem as respostas, ou seja, a verbalização das hipóteses, tentativas e erros, para que os mesmos desenvolvam raciocínios e repensem suas ideias. Aventurando- se na manipulação do material dourado.

Vale ressaltar, que além da concretização sensorial que o material dourado proporciona, o mesmo desenvolve o raciocínio lógico, o conceito de Numeração decimal, a leitura e a escrita. O educando passa a ter uma imagem concreta, facilitando a capacidade de interpretação, compreensão e a capacidade na resolução de situações problemas.

A atividade proporcionou uma aprendizagem de forma prazerosa e significativa.






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