Movimentos de Rotação e Translação da Terra
AUTORA
Professora Zélia Bilik Debas, 4°ano A
No dia 16/03, os alunos realizaram estudos e questionamentos relacionados aos dois movimentos mais conhecidos e importantes para a vida na terra: Movimento de Rotação e Translação.
Tiveram a oportunidade de entender e compreender a existência desses movimentos, conhecendo suas características e consequências mais relevantes. Compartilhando opiniões e retomando hipóteses levantadas durante o contexto.
Os alunos manusearam o globo, observando como a luz refletia (simulando o sol), chegando a conclusão que a principal consequência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites, e que o período aproximado é de 24 horas.
Compreenderam também que o movimento de Rotação da terra ocorre simultaneamente à outro movimento chamado de Translação. Movimento elíptico que a terra executa ao redor do sol. Quando a terra completa a volta em relação ao sol, ocorre a sucessão de um ano. Sendo a principal consequência desse movimento a origem das estações do ano.
A aula ocorreu de forma dinâmica, tendo a participação e a interação dos alunos. Com realização de atividades de registro e posteriormente avaliação.
Professora Zélia Bilik Debas, 4°ano A
No dia 16/03, os alunos realizaram estudos e questionamentos relacionados aos dois movimentos mais conhecidos e importantes para a vida na terra: Movimento de Rotação e Translação.
Tiveram a oportunidade de entender e compreender a existência desses movimentos, conhecendo suas características e consequências mais relevantes. Compartilhando opiniões e retomando hipóteses levantadas durante o contexto.
Os alunos manusearam o globo, observando como a luz refletia (simulando o sol), chegando a conclusão que a principal consequência deste movimento é a sucessão dos dias e das noites, e que o período aproximado é de 24 horas.
Compreenderam também que o movimento de Rotação da terra ocorre simultaneamente à outro movimento chamado de Translação. Movimento elíptico que a terra executa ao redor do sol. Quando a terra completa a volta em relação ao sol, ocorre a sucessão de um ano. Sendo a principal consequência desse movimento a origem das estações do ano.
A aula ocorreu de forma dinâmica, tendo a participação e a interação dos alunos. Com realização de atividades de registro e posteriormente avaliação.
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