Postagens

Mostrando postagens de outubro, 2024

Imigrantes no Paraná

Imagem
AUTORA Professora Zélia Bilik Debas, quarto ano A Durante o trimestre, os alunos estudaram sobre a vinda dos imigrantes ao Paraná, explorando a importância desse fenômeno para a formação da identidade do estado. Eles aprenderam sobre as principais nacionalidades que chegaram, como italianos, alemães, poloneses e ucranianos, e os motivos que os levaram a deixar suas terras de origem em busca de novas oportunidades.

Disciplina: Interdisciplinar

Imagem
AUTORA Professora Rosimeri Piekarzewicz , quinto ano A Os alunos do quinto ano A da Escola Luiza Almeida realizaram um trabalho a partir do tema da vídeo aula sobre as eleições. Aproveitamos o momento propício, pois estávamos na semana eleitoral e era um assunto amplamente discutindo nas famílias, assim despertou o interesse dos educandos. Após assistir a vídeo aula do projeto Vamos Ler, realizamos um debate na sala de aula, onde os educandos opinaram sobre os seguintes tópicos: Ao completar 16 anos você pretende votar? Por quê? Que qualidades você buscaria nos candidatos? O que você entende por votos brancos e nulos?

Imigração no Paraná

Imagem
AUTORA Professora Cecilia Trelinski Jagas, quarto ano B O vídeo aula referente ao conteúdo “Imigração no Paraná”, foi de grande contribuição na compreensão do estudo referente ao tema. Os educandos compreenderam que a imigração no Paraná começou no século XIX, atraindo principalmente europeus, como italianos, poloneses, alemães e ucranianos, que buscavam melhores condições de vida.

Preservação do meio ambiente

Imagem
AUTORA Professora Zélia Bilik Debas, quarto ano A Os educandos do 4º ano A desenvolveram atividades de registro, estudo e pesquisa sobre os cuidados e a preservação do meio ambiente. E para enriquecer e aprofundar a aprendizagem assistiram a vídeo aula do Vamos Ler – Geração Digital & BRASILCAP - Como cuidar do meio ambiente. Devemos ressaltar que, estudar temas ambientais ajuda os alunos a desenvolverem um senso de respeito e empatia pela natureza, promovendo valores éticos e sociais. E a conscientização leva à adoção de hábitos sustentáveis, como reciclagem, economia de água e energia, e consumo responsável.