Postagens

Mostrando postagens de maio, 2024

Disciplina História

Imagem
AUTORA Professora Rosimeri Piekarzewicz, quinto ano A Na segunda quinzena de maio os alunos dos quintos anos da Escola Municipal Luiza Almeida Ferreira, visitaram o museu Paranaense, em Curitiba. Lá os educados puderam ver de perto imagens e materiais que até então tinham visto apenas em livros e vídeos. O museu que conta com um acervo rico em materiais, sendo fósseis, fragmentos e peças recuperadas de várias regiões brasileiras, deixou alunos e professores fascinados.

Maio laranja

Imagem
AUTORA Professora Cecília Trelinski Jagas, quarto ano B Os estudantes do 4º ano B, também se uniram a campanha 18 de maio que se refere ao combate da exploração sexual infantil. Na data de 16/05/2024, passamos o vídeo “Seu corpo é um tesourinho”, o qual traz uma linguagem apropriada a faixa etária. Após o vídeo foi confeccionada uma flor símbolo da campanha, em seguida todas as flores foram plantas de forma simbólica no entorno da escola.

Faça bonito 18 de maio

Imagem
AUTORA Professora Zélia Bilik Debas, quarto ano A Os alunos do 4º ano A, desenvolveram diversas atividades no decorrer da semana sobre a Campanha Faça Bonito de 18 de maio, dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Iniciamos as aulas com os alunos dispostos em círculo, realizando leituras em textos explicativos, sobre o tema abordado, as leis que protegem e amparam nossas crianças. A história da flor que simboliza o tema, bem como, a importância da sensibilização da sociedade para o enfrentamento a violência sexual contra nossas crianças e adolescentes. Onde os mesmos tiveram a oportunidade de realizar perguntas e sanar dúvidas através de diálogos abertos.

Os povos indígenas

Imagem
AUTORA Professora Zélia Bilik Debas, quarto ano A Realizamos juntamente com os alunos estudos sobre os povos indígenas, os quais tem muita importância na formação da população brasileira. Com o intuito de enriquecer a aprendizagem dos alunos referente a esse tema, nós realizamos: estudos, pesquisas, rodas de conversa, atividades de registro e leituras conjunta, instigando os mesmos a reflexão sobre o impacto, com a chegada dos portugueses ao Brasil, na vida das comunidades indígenas que aqui viviam, bem como, as mudanças e permanências nas mesmas no decorrer do tempo.